Pular para o conteúdo principal

Romantizamos a escravidão moderna?




Segundo o filósofo sul coreano Byung-Chul Han, autor de livros como A Sociedade do Cansaço, “Vive-se com a angústia de não estar fazendo tudo o que poderia ser feito”, e se você não é um vencedor, a culpa é sua. “Hoje a pessoa explora a si mesma achando que está se realizando; é a lógica traiçoeira do neoliberalismo que culmina na síndrome de burnout”. E a consequência: “Não há mais contra quem direcionar a revolução, a repressão não vem mais dos outros”. É “a alienação de si mesmo”, que no físico se traduz em anorexias ou em compulsão alimentar ou no consumo exagerado de produtos ou entretenimento.”
Para pensar, não é mesmo?
Sabem aquele meme que diz assim: “não vejo a hora de virar uma mulher de negócios q mora em NY e sempre pede táxi com um copo de café namão, vestindo um casacão e bota.”
Pense, esta cena foi vista em diversos filmes como em O Diabo veste Prada. Isto é romantizar a auto-escravidão.
Esta romantização é uma boa, mesmo. Falo sério, esta romantização da correria, celular tocando, atrasos, cumprir metas, ser sempre o melhor que se pode ser. Isto é muito bom, mas para o empresário. Um sonho funcionários assim, que dão o sangue para ser assim.
Mas sonho mesmo é tomar café com calma com a família e poder ter tempo e sanidade mental. Quem corre com um café na mão não tem qualidade de vida, não tem saúde. Mas é puro glamour, não é mesmo? Pensem um pouco, a quem interessa que isso seja glamouroso?
Quando mais jovem já caí nesta armadilha. Até perceber que o "sistema" te molda para pensar que é status ser assim. Chique de bonito. Porém a longo prazo as consequências não amargas.
Quem corre demais, tem tempo de menos é porque recebe ordens de alguém. Apenas subordinados se comportam assim. Qual o glamour de correr sem tempo para um café decente porque tem que cumprir um prazo estipulado por alguém? Se for seu próprio chefe, trabalhe para ser competente o suficiente para não estar atrasado sempre e tomar um café com calma. Um chefe que corre com estas características não se mantém na posição por muito tempo.
Voltando ao filme O Diabo veste Prada... Miranda que corria pelas ruas com o copo de café? Não né. Outra coisa... A felicidade estava onde?
Hora de parar de comprar glamour de escravo moderno não é mesmo? Porque afinal, quem é que está vendendo isso?
APENAS PENSE.
Tati Sirena – Terapeuta Holística

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Trifil inaugura maior loja exclusiva da marca em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

Com quase 60 anos de história, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no Brasil e é conhecida pelo conforto e qualidade de seus produtos O Jockey Plaza Shopping conta agora com a loja Trifil, a maior loja exclusiva da marca em Curitiba. Com quase 60 anos de história, a Trifil possui uma linha completa para adultos e crianças, sendo conhecida principalmente pelo conforto e qualidade de seus produtos. Hoje, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no varejo em todo o país e já possui 90 lojas que comercializam exclusivamente os produtos.O conforto, aliado à qualidade dos produtos, vai ao encontro daquilo que os consumidores buscam, especialmente as mulheres, quando procuram uma lingerie para vestir no dia a dia. "Não queremos chegar em casa com um sutiã ou calcinha que nos machucou ou apertou. É para isso que a Trifil trabalha, para que você se sinta confortável e segura", afirma a proprietária da loja, Caiti Skroch, que também está à frente da...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...