Pular para o conteúdo principal

Casos de viroses disparam no Paraná

 

Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde

O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde.

Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sistema gastrointestinal, respiratório e o fígado. O aumento que observamos este ano reflete, em parte, a negligência com hábitos de higiene e a falta de conscientização sobre a transmissão viral”, completa.

Formas de transmissão 

Kozlowski explica que as viroses são causadas por vírus – agentes microscópicos que invadem o organismo através de vias como o contato direto com superfícies contaminadas, a inalação de gotículas suspensas no ar e o consumo de água ou alimentos contaminados. “Os vírus são microrganismos muito pequenos que invadem as células do nosso corpo para se reproduzir. Eles podem entrar no organismo por diversas vias, como a oral, respiratória e fecal-oral. Uma vez dentro do corpo, o vírus usa as células hospedeiras para se replicar, provocando sintomas que variam desde febre e mal-estar até quadros mais graves, dependendo do tipo de vírus e da condição do sistema imunológico do paciente”, afirma.

Kozlowski ressalta ainda a importância de buscar atendimento médico ao primeiro sinal de virose. “Sintomas leves podem evoluir rapidamente, e o diagnóstico precoce faz toda a diferença na recuperação. Além disso, a população deve se vacinar sempre que houver opção de imunização contra doenças virais. Com a conscientização da população e a adoção de medidas preventivas, é possível conter a disseminação das viroses no estado, preservando a saúde coletiva e reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde”, reforça.

O especialista explica que a transmissão ocorre principalmente por:

- Contato direto: toque em superfícies contaminadas e, em seguida, na boca, nariz ou olhos.

- Contato com gotículas: espalhadas no ar por tosse, espirro ou fala de uma pessoa infectada.

- Água e alimentos contaminados: ingestão de água ou alimentos contaminados com vírus.

Cuidados essenciais para evitar a contaminação de viroses

Para evitar o contágio e reduzir a propagação das viroses, é essencial adotar medidas preventivas, como:

- Higiene das mãos: Lavar as mãos com água e sabão frequentemente ou utilizar álcool em gel quando não for possível lavar.

- Ambientes ventilados: Garantir boa circulação de ar em espaços fechados.

- Cuidados com alimentos e água: Consumir alimentos bem higienizados e evitar água de procedência duvidosa.

- Evitar contato com pessoas doentes: Manter distância e evitar compartilhar objetos pessoais.

 Na foto, o bioquímico e responsável técnico do LANAC - Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski/ 

Crédito da foto: Valterci Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conexões transformadoras: como Sancor e IBEF Paraná moldam líderes com consciência ESG

  Cerca de 78% das companhias no mundo já atrelam a remuneração variável de seus executivos seniores ao cumprimento de metas ambientais, sociais e de governança (ESG), segundo estudo da KPMG. É nesse contexto que a Sancor Seguros anuncia seu patrocínio ao Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF Paraná), fortalecendo a formação de líderes e a difusão de boas práticas na gestão financeira corporativa. Esta colaboração auxilia a agenda de atividades do IBEF, em polos de Maringá e Londrina, com a visão da Sancor sobre o papel do setor privado na promoção da governança e no desenvolvimento de líderes empresariais. “É um orgulho patrocinar uma instituição tão relevante quanto o IBEF Paraná. Promovemos conhecimento, boas práticas de gestão e o networking entre executivos que, diariamente, tomam decisões estratégicas que impactam diretamente empresas, empregos e o desenvolvimento da sociedade”, afirma Rafael Gozer, CFO da Sancor Seguros e vice-presidente de Interior do Paraná ...

Família Madalosso inaugura espaço exclusivo para pets e realiza ação solidária com a ONG SOS 4 Patas

  Espaço PET proporciona conforto e segurança para os animais de estimação enquanto os tutores aproveitam a experiência gastronômica do restaurante; evento de inauguração terá feira de adoção no dia 27 de abril (domingo) Pensando em acolher ainda mais as famílias que frequentam o restaurante e em proporcionar uma experiência completa também aos seus animais de estimação, o restaurante Família Madalosso inaugura, no dia 27 de abril (domingo), seu novo Espaço PET. O espaço foi desenvolvido exclusivamente para que os clientes possam deixar seus cães em segurança enquanto aproveitam a refeição no restaurante, respeitando as normas da vigilância, que proíbem a presença de pets em ambientes onde há serviço de alimentação. Instalado na área comercial do restaurante, o Espaço PET oferece um ambiente climatizado, fechado e monitorado por câmeras. O acesso é controlado por chave, que deve ser retirada e devolvida na recepção. “Queríamos encontrar uma solução prática, segura e acolhedora para...