Pular para o conteúdo principal

As mães no mercado de trabalho

Conciliar a maternidade com o mundo dos negócios é uma tarefa difícil executada por milhares de mulheres

Mesmo no século XXI, as mulheres enfrentam muitas dificuldades com relação ao trabalho e à maternidade. De fato, a cobrança é muito maior no lado feminino da equação. Os filhos, sempre presentes na vida de uma mãe, acabam, às vezes, por se tornarem responsabilidades de apenas um lado da corda.
Em consultas ao médico, idas para resolver problemas na escola, organizar as roupas, preparar a comida… Mesmo que tenha duas pessoas, normalmente, envolvidas no processo de cuidar e zelar de uma criança, por vezes, apesar de desempenhar também várias outras funções, essas tarefas acabam por pesar somente na mãe.
As atividades podem ainda serem mais pesadas para mulheres que decidem empreender. O negócio, sem dúvida, exige muito de uma pessoa. Contratos, tributos, clientes, funcionários, horários… Lidar com tudo isso sozinha e ter em casa um filho que é dependente único e exclusivo da mãe, pode ser uma missão bastante árdua.
Esse é o cotidiano de muitas mulheres brasileiras. Ter que lidar com a ausência de um pai e de um companheiro que possa dividir as tarefas diárias, é um problema bastante comum, mas que não deixa de ser relevante o seu debate. Segundo Janaina Pontes, empreendedora e chef de confeitaria, “Abrir um negócio, em si, já é difícil. Agora, ter que desempenhar um papel de mãe e a única provedora do lar, que depende exclusivamente do sucesso do seu negócio, é muito mais difícil”.
Janaína conta que, no início da abertura do seu negócio, teve que tomar diversas decisões difíceis. “Eu trabalhava em um banco. Local que, teoricamente, oferece ótimas oportunidades de emprego. Mas, mesmo assim, eu estava infeliz. Não tinha me encontrado naquele lugar, apesar de ter estudado por 4 anos administração”, explica. Depois de tomar coragem e pedir demissão, Janaina se deparou com a dúvida sobre o seu futuro. Mesmo sem decidir o que queria de fato até então, continuou tentando se encontrar em alguma área. 

Depois de se descobrir como confeiteira, com tudo já acertado e o rumo tomado, mesmo depois de altos e baixos, conseguiu abrir o seu ateliê: Ateliê Janaina Pontes. “Mesmo que agora esteja em melhores condições, as coisas eram muito difíceis para mim. Conciliar a maternidade com a vida de empreendedora era uma tarefa, e ainda é, que precisava de bastante dedicação”, relembra.

Não só ela, ser uma mãe, principalmente de criança pequena, e desempenhar alguma função no mercado de trabalho, é muito difícil. Não é o mesmo que ser um pai e trabalhar fora. “Conciliar a maternidade com o mercado de trabalho é saber que você trabalha fora e dentro de casa. Não é porque o seu turno acabou que o seu descanso chegou”, afirma a empreendedora. 

Estar 24 horas por dia disponível para os filhos e o serviço é uma tarefa que muitas mulheres precisam desempenhar. As dificuldades que enfrentam no mercado de trabalho e em casa são muitas, mas sempre estão, acima de tudo, cumprindo com o que é esperado delas. “Para uma mãe, não tem carnaval, não tem festa, não tem folga. Mesmo no sábado ou no domingo, a missão, apesar de recompensada com muitos beijos, carinho e abraços (e algumas malcriações às vezes), nunca acaba”, finaliza a mãe, confeiteira e empreendedora Janaina Pontes. 


Serviço: Janaina Pontes

Doces finos, Bolos Personalizados e Cursos de Confeitaria

Ateliê Janaina Pontes
@ateliejanainapontes

(41) 998714771

Rua Doutor Pedro Augusto Menna Barreto Monclaro, Água Verde. N° 482, sala 01.
Fonte: Toda Comunicação  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Família Madalosso tem programação especial para celebrar o Dia das Crianças

Com oficina de mini-chef e sessão especial de teatro, o restaurante oferece um mix completo de atrações para todas as idades, de 5 a 19 de outubro   O Restaurante Família Madalosso apresenta sua programação especial para celebrar o Dia das Crianças. Nos domingos dias 5, 12 e 19 de outubro, das 11h às 15h, os pequenos de 4 a 11 anos poderão curtir uma oficina de mini-chef na unidade matriz. Gratuita e por ordem de chegada, a atração é limitada a 30 crianças que irão aprender a fazer massas frescas e ainda levar para casa os pratos preparados durante as aulas, que duram cerca de 30 minutos. Nos dias 12 e 13 de outubro (sábado e domingo), às 11h, crianças de todas as idades poderão curtir a sessão especial do espetáculo teatral Rádio Saltimbancos. Com músicas de Chico Buarque de Hollanda, a peça é uma produção da MRG Produções Artísticas, e aborda a união, fraternidade e autoestima entre pessoas de todas as idades por meio de um programa de rádio, com canções, entrevistas e dramatizaç...