Pular para o conteúdo principal

Startup curitibana cria certificação de monitoramento sanitário para empresas

Em meio à pandemia da COVID-19, a Local Confiável desenvolveu uma solução para atestar a confiabilidade dos ambientes quanto às medidas de segurança e higiene



A palavra da vez é segurança. A pandemia da COVID- 19 mudou o perfil de consumo: lugares antes com grande fluxo de pessoas tiveram que se reinventar para receber novamente o consumidor e os colaboradores. Pensando nisso, surge a Local Confiável, startup curitibana que faz o monitoramento local e em tempo real das normas sanitárias dos estabelecimentos.

“Nosso principal objetivo é garantir a saúde, respaldo jurídico, posicionamento de marca e uma fiscalização imparcial, que resulte em um aumento de fluxo de pessoas com responsabilidade”, afirma a CEO da empresa, Brunna Veiga.

Funciona assim: a Local Confiável faz uma auditoria remota da empresa, verificando as normas sanitárias e levando em conta os decretos e protocolos de cada região. Após a empresa estar em conformidade com os requisitos necessários, recebe um selo que atesta o cumprimento de 100% dos requisitos obrigatórios, como uso de máscara entre os colaboradores, álcool em gel nas posições de trabalho e sanitização dos ambientes, entre outros. “Colhemos fotos, documentos e vídeos, e formamos um verdadeiro dossiê da empresa, que comprova as ações tomadas em combate ao coronavírus”, afirma Brunna. A implementação do sistema é rápida, dura em média 15 dias.

Após a certificação, o sistema tem forte componente tecnológico e passa a oferecer QR Codes que serão colocados em diferentes pontos da empresa, pelos quais qualquer pessoa, seja o cliente, colaborador ou fornecedor, pode reportar problemas ou situações que não estejam de acordo com os protocolos de combate à pandemia. Para acessar o formulário da Local Confiável, basta apontar a câmera do smartphone para o QR Code e seguir os passos. “O processo é bem intuitivo. Qualquer um que está no estabelecimento pode visualizar quais são as normas e reportar quaisquer problemas, sem necessidade de baixar um aplicativo para isso”, completa. “O grande diferencial é o monitoramento descentralizado, feito em tempo real por qualquer um que esteja no local”.

No QR Code, é possível também acessar os critérios atendidos de limpeza e higienização, colaboradores, cuidados com o cliente e documentação da empresa. “Importante frisar que as informações recebidas são sigilosas e a empresa não tem acesso aos nomes de quem fez o relatório, apenas ao problema relatado, para buscar a solução o mais rápido possível. Isso cria uma confiabilidade, tanto nos clientes, quanto nos colaboradores, para reportarem qualquer problema”, completa.

Além de enviar relatórios periódicos, a equipe de auditores da Local Confiável sugere formas de solução para os problemas apontados. “O custo para implementação da Local Confiável é acessível, porque nosso intuito é que o mercado volte a funcionar com segurança. O cliente pode setorizar a empresa com diferentes QR Codes, por exemplo: área de escritório, chão de fábrica, copa – avaliando, assim, as conformidades sanitárias em todos os locais de atuação.”

Em menos de cinco meses de atuação, a Local Confiável foi a primeira startup a ser homologada pela Inova Invest, da Invest Paraná – sendo reconhecida como empresa que contribui para o controle da pandemia da COVID-19. Além disso, recebeu o selo Sesi ODS 2020, que reconhece e estimula empresas paranaenses a assumir o protagonismo na realização de boas práticas relacionadas à prevenção da Covid-19. A empresa também recebeu o selo Inovabra Habitat, que oferece acesso ao ecossistema de inovação e todo o apoio para fomentar soluções inovadoras para os desafios de mercado.

Fonte: Trio Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...