Pular para o conteúdo principal

Setembro Roxo alerta para os perigos do câncer de pâncreas e reforça foco na prevenção

 

Rafael Vanin

O Setembro Roxo, campanha de conscientização sobre o câncer de pâncreas, chama atenção para a gravidade da doença, considerada uma das mais letais do mundo. No Brasil, em 2023, a estimativa foi de 5.690 novos casos entre mulheres e 6.450 entre homens, segundo o INCA. Apesar de representar pouco mais de 2% dos diagnósticos oncológicos, esse tipo de tumor é responsável por até 5% das mortes por câncer.

O principal desafio é a falta de sintomas específicos nos estágios iniciais. O pâncreas fica em uma região profunda do abdômen, o que dificulta a detecção precoce. “O câncer de pâncreas é conhecido como um verdadeiro ‘assassino silencioso”, pois a porcentagem de pacientes que recebem o diagnóstico quando o tumor já não é passível de cirurgia curativa, é alta. Esse é um dos motivos pelos quais a taxa de sobrevida em cinco anos ainda é tão baixa”, afirma o oncologista clínico do Centro de Oncologia do Paraná (COP), Dr. Rafael Vanin.

Não existem exames de rastreamento de rotina para a doença, o que reforça a importância da prevenção e do acompanhamento de pessoas com histórico familiar ou fatores de risco.

Entre os principais fatores de risco estão:
-Tabagismo (relacionado a até um terço dos casos)
-Consumo excessivo de álcool
-Obesidade e sedentarismo
-Diabetes mal controlado
-Pancreatite crônica
-Mutações genéticas hereditárias, como no gene BRCA2

Em casos familiares, o médico pode recomendar exames de imagem periódicos, mesmo que essa prática ainda não seja padrão na rede pública.

O tratamento exige uma abordagem multidisciplinar. Além da cirurgia, quando possível, as opções incluem quimioterapia, radioterapia e imunoterapia, com resultados ainda limitados.

Os sintomas geralmente aparecem em fases mais avançadas e podem incluir:
-Dor abdominal que irradia para as costas
-Perda de peso rápida
-Icterícia (pele e olhos amarelados)
-Urina escura, fezes claras
-Fadiga intensa e falta de apetite

Esses sinais devem ser avaliados por um médico, especialmente se persistirem.

A melhor forma de prevenção, segundo Vanin, ainda é o estilo de vida saudável: não fumar, reduzir o álcool, manter o peso adequado, praticar exercícios e ter uma alimentação equilibrada.

“É fundamental ficar atento a sintomas persistentes e procurar avaliação médica imediatamente caso eles apareçam. O conhecimento é a primeira etapa da prevenção. Falar sobre o câncer de pâncreas é essencial para reduzir diagnósticos tardios e aumentar a chance de sobrevida. Prevenção e atenção aos sinais do corpo salvam vidas”, conclui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...