Pular para o conteúdo principal

Saiba as diferenças entre quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e terapia-alvo

Com o passar dos anos, a medicina e a ciência evoluíram a passos largos, o que possibilitou cada vez mais o acesso dos pacientes oncológicos a novos tratamentos. No entanto, muitas pessoas quando iniciam os tratamentos para o câncer, ainda possuem dúvidas sobre quais as diferenças entre esses tratamentos farmacológicos. Para sanar as dúvidas, a farmacêutica Crislayne Bontorin, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, fala sobre o assunto que é comum na rotina dos pacientes oncológicos.



Quimioterapia convencional

Provavelmente seja um dos tratamentos mais conhecidos da população e mais antigo. A quimioterapia é um tratamento sistêmico, ou seja, age no corpo todo atuando tanto em células saudáveis como em células neoplásicas.

Os medicamentos são administrados em intervalos regulares, que variam de acordo com os protocolos terapêuticos e têm como principal objetivo bloquear a proliferação e crescimento celular, reduzindo o número de células neoplásicas e tamanho. Podem ser utilizados isolados (somente um medicamento) ou em combinação, e possuem maiores efeitos adversos, por não atingirem apenas as células doentes.

Hormonioterapia

Alguns tipos de tumores são dependentes de hormônios para se desenvolverem, e, no caso da hormonioterapia, o principal objetivo é impedir a ação dos hormônios que fazem as células cancerígenas crescerem, portanto, esse tipo de tratamento poderá ser utilizado somente em pacientes que apresentam pelo menos um receptor hormonal positivo para o câncer. Esses medicamentos agem bloqueando ou suprimindo os efeitos do hormônio sobre o órgão afetado.

Imunoterapia

A imunoterapia tornou-se uma parte importante nos tratamentos de alguns tipos de câncer. Essa classe de tratamento farmacológico é o principal avanço nos últimos anos. A imunoterapia atua sobre o sistema imune, modificando e/ou estimulando a resposta imunológica para o combate do crescimento e proliferação das células neoplásicas.

Terapia-alvo

Muitos consideram que a terapia-alvo chegou para revolucionar os tratamentos do câncer. Esses medicamentos são assim chamados por atuarem em um alvo específico da célula da doença. “Os alvos podem ser expressos nas células em grande quantidade ou apresentarem alguma modificação que irão dar origem a células alteradas. Os efeitos adversos dessa classe de medicamentos são menores devido ao fato da ação dela ser específica e não sistêmica, ou seja, pelo corpo todo”, destaca a farmacêutica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...