Pular para o conteúdo principal

Pesquisa mostra que imóveis residenciais atingiram uma valorização de 15%, superando os títulos de renda fixa e os fundos imobiliários

 Dados do Índice Geral do Mercado Imobiliário Residencial (IGMI-R), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (IBRE), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no final de 2022, apontam que os imóveis residenciais no Brasil ultrapassaram a marca de valorização de 15% nos últimos 12 meses, superando a inflação e as taxas dos principais títulos de renda fixa e dos fundos imobiliários - cujo retorno com dividendos (dividend yield) foi de apenas 8,81%. Esses dados reforçam que, mesmo em momentos de incertezas econômicas, os imóveis são as melhores formas de investimentos.

Para o gerente regional da Vanguard, Alvaro Coelho, as incertezas econômicas mundiais geram insegurança com relação aos melhores investimentos, já que nestes momentos muitas pessoas tendem a avaliar com maior cautela onde devem investir seus ativos. "Vivemos um momento de incertezas, então é natural que as pessoas estejam se perguntando onde é melhor investir. Porém, os números mostram que os investimentos no mercado imobiliário ainda são os mais rentáveis e estáveis, principalmente em momentos de crise", afirma.

Segundo Alvaro, em momentos desafiadores é possível encontrar oportunidades de investimentos vantajosas no setor imobiliário, seja em empreendimentos residenciais, comerciais ou terrenos, uma vez que os imóveis são historicamente uma das melhores formas de investimento. "Entre as vantagens estão os valores dos imóveis, que tendem a cair em momentos de instabilidade econômica, mas se valorizam ao longo do tempo. Além disso, os imóveis são um tipo de investimento que fica imune a fatores externos como a quebra de bancos e ações de congelamento de preços pelo governo", completa.

 

Razões para investir em imóveis

Entre os benefícios, ter um imóvel no seu nome é uma forma de ter uma renda passiva sem grandes esforços, com aluguéis residenciais e comerciais. "A demanda por aluguéis é algo sempre estável, já que muita gente opta por ter uma mobilidade maior ou mesmo não pode ou não quer comprar um imóvel. Imóveis comerciais também são ótimas alternativas, sendo  algo muito buscado por diversos segmentos. Sendo assim, vale muito a pena investir em qualquer tipo de imóvel, pois as locações raramente diminuem", conta Alvaro.

Outro ponto importante a ser considerado é a possibilidade de uma melhor negociação, já que as incorporadoras dão uma margem maior, uma vez que a demanda acaba sendo menor. Essa também é uma forma de aumentar o patrimônio investindo menos. "Muitas pessoas não têm disciplina para guardar dinheiro ou fazer aplicações, já um imóvel é um ativo de baixa liquidez, o que favorece a manutenção do ativo. O imóvel também funciona como uma espécie de seguro que pode proteger a família num momento difícil, além de ser uma herança para os descendentes, já que conta com grande durabilidade ao longo de décadas", afirma o gerente.

Alvaro também conta que investir em imóveis localizados em cidades como Curitiba é uma ótima alternativa, já que a cidade tem um grande potencial de desenvolvimento imobiliário e uma excelente qualidade de vida. "Curitiba é hoje uma das melhores localidades para investimentos imobiliários, seja para morar, comercializar, construir ou alugar, pois a cidade é uma das mais modernas do país e uma das melhores em questão de qualidade de vida. Nesse panorama favorável que a cidade apresenta, nós tivemos muito êxito desde o início do ano com um crescimento expressivo em relação ao ano passado, além de termos batido todas as metas. Certamente esse panorama deve ser ainda mais promissor para os próximos meses e anos", finaliza Alvaro.

Trio Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...