Pular para o conteúdo principal

Cenário menos favorável na economia reduz os investimentos em startups

 

Crédito PexelsCrédito Pexels

Empresas estão demitindo mais e investindo em estratégias palpáveis para o desenvolvimento de negócios

Segundo levantamento da plataforma de inovação Distrito, as startups brasileiras captaram US $298,5 milhões em investimentos em maio deste ano. O valor é menos do que a metade do registrado no mesmo mês em 2021, quando foram aportados US $772,6 milhões. Além dos aportes reduzidos, as rodadas de investimentos também caíram quase pela metade em comparação ao ano passado.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, esse números refletem um cenário econômico global de inflação e juros altos que afeta o ecossistema de inovação do Brasil. "As empresas de tecnologia que abriram capital na bolsa, muitas durante a pandemia, sofreram uma correção de preço nos últimos 60 dias, o que impactou no apetite dos investidores. Essa baixa traz um novo panorama que se reflete em todas as startups, inclusive nas que não estão na Bolsa, trazendo um novo momento para todos", afirma.

Apesar de 2021 ter sido considerado um ano com volume recorde de investimentos, 2022 deve ser um ano de ajustes, com uma aceleração nas demissões e ajustes nas operações das empresas, questões que já são sentidas fortemente pelo setor. "O mercado está se ajustando com uma mudança que vem de cima para baixo, pois aquilo que já é sentido pelas empresas maiores, deve orientar todo o mercado. Com isso, estamos vendo empresas que tiveram um boom durante a pandemia demitindo parte significativa de seus funcionários e reavaliando seus direcionamentos, que agora passam a priorizar as iniciativas de real impacto para as companhias".

Frederico conta que esse cenário tem favorecido empresas mais estáveis e tradicionais, pois a tendência é que investidores e especialistas foquem em empreendimentos mais sólidos, evitando os negócios que ainda não se provaram no mercado. "O excesso de dinheiro no mercado inflacionou os valores dos negócios disruptivos, colocando, do outro lado da balança, um viés mais racional que obriga os empreendedores a colocarem os pés no chão", afirma.

Colocar os pés no chão e focar no que gera valor concreto abre um panorama onde os negócios tradicionais podem ensinar aos mais novos, gerando empresas mais sólidas com estratégias focadas no crescimento orgânico. "Outro ponto é que com o fim do isolamento social, a demanda pelos serviços de tecnologia também caiu, o que abre novamente espaço para os serviços mais tradicionais. Isso é sentido em toda a cadeia, seja nos negócios propriamente ditos, seja nas estratégias comerciais e de comunicação. É um novo momento de aprendizado".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...