Tropeiro Vegano e Hambúrguer de Grão de Bico com Pinhão: ingrediente do Sul ganha destaque em receitas exóticas por todo o país
Uma mistura de culturas, sabores e história resultou numa receita incrível: o desafio é destacar, entre todos os ingredientes, o sabor neutro e suave do pinhão
Quem é do Sul do Brasil, mais precisamente do Estado do Paraná, já está acostumado com a iguaria. Nessa época do ano, com o clima mais frio, pinhão cozido na panela ou assado na chapa do fogão à lenha, é sempre uma boa pedida! O pinhão é a semente da Araucária. Ele se forma dentro das pinhas e sua polpa é comestível. Composto basicamente de amido - fonte de energia para o corpo –ainda é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo e proteínas. Estima-se que cada seis unidades somem 175 calorias aproximadamente.
E cada vez mais o pinhão vem ganhando destaque no cenário gastronômico nacional. É um ingrediente exótico, saboroso, com textura diferente e gosto de história. No entanto, sua oferta corre risco em decorrência da pouca quantidade existente de Pinheiros Araucária. Muitas ações têm sido realizados para impedir sua extinção. Enquanto os ambientalistas se preocupam com o reflorestamento, os profissionais da gastronomia valorizam a iguaria, ressaltando o potencial do pinhão na alimentação. E isso, inclusive, já virou tema do livro “O Pinhão na Culinária”, apontado como um dos finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2015, o Oscar da literatura Gastronômica Regional.
Mônica Rangel, Chef de Cozinha, afirma que a iguaria é neutra e tem sabor suave, podendo combinar com qualquer receita, seja doce ou salgada. O grande desafio é fazer com que o pinhão se destaque dos outros ingredientes. “Qualquer coisa pode fazer com que o pinhão suma, é preciso ter cuidado”, diz.
Que tal conferir a receita de Tropeiro Vegano com Pinhão e Hambúrguer de Grão de Bico com Pinhão?
Para preparar e servir, a Chef utilizou produtos de cerâmica da indústria catarinense Ceraflame. As peças são atóxicas, 100% resistentes a choques térmicos, podendo sair do fogão direto à mesa.
A produção ficou linda! O sabor, maravilhoso!
A receita rende para 06 pessoas.
Tropeiro Vegano
Ingredientes
250 g de feijão carioquinha
Pinhão picado a gosto (já cozido)
60 g de pimentão verde picado
60 g de abobrinha picada
60 g de berinjela picada
60 g de cogumelo de paris picado
80 g de alho socado
200 g de cebola picada
50 g de cheiro verde picado
30 g de trigo sarraceno
100 ml de azeite
Sal a gosto
Modo de fazer: Cozinhe o feijão até ficar ao dente e tempere no azeite com metade da cebola e do alho. Quando frio escorra o caldo. Em uma panela coloque a outra metade da cebola e do alho no azeite e deixe suar um pouco, acrescente a abobrinha, a berinjela e o pimentão e deixe dourar. Acrescente o cogumelo e em seguida o feijão sem o caldo e salgue a gosto. Finalize com a cebolinha, o trigo sarraceno e o pinhão picado. Sirva com hambúrguer de grão de bico, couve e arroz.
Hambúrguer de Grão de Bico
Ingredientes
½ xícara de grão de bico cozido e escorrido
½ xícara de pinhão cozido e picado em cubos bem pequenos
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cenoura crua ralada finamente
½ cebola picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
1 colher de sopa de farinha de rosca sem glúten
Sal e Pimenta do Reino a gosto
Modo de fazer: Aqueça o azeite e refogue a cenoura, a cebola, a salsinha, e a aveia. Tempere com sal e pimenta. Reserve. Amasse o grão-de-bico e o pinhão com garfo ou use o processador até formar uma pasta grossa. Junte os demais ingredientes e misture manualmente. Adicione a farinha de rosca até dar liga e mexa mais. Divida a massa e modele os hambúrgueres. Leve à geladeira por 1 hora, no mínimo. Asse em grelha ou no forno.
Mais informações para a imprensa:
Pontuale Comunicação & Marketing: www.pontualecomunicacao.com.br
Comentários
Postar um comentário