Pular para o conteúdo principal

Dificuldade ao ver filmes 3D pode indicar problemas oftalmológicos

Tonturas e enjoos estão entre os sintomas
A cada ano os cinemas ganham mais adoradores dos filmes em 3D. Diferente dos tradicionais 2D, essas obras trazem uma outra realidade ao espectador, com a sensação de que os objetos em cena “transcendem” a tela.
Porém, algumas pessoas podem ter dificuldade na hora de assisti-los. “Quem usa óculos e quem tem uma boa visão não têm dificuldade em ver 3D, porém, o estrabismo, a catarata, a miopia, hipermetropia e astigmatismo não corrigidos ou a degeneração macular, podem impedir a percepção da tridimensionalidade e o paciente acaba vendo duplo ou uma imagem fantasma”, afirma a oftalmologista Dra. Ana Paula Canto, da Clínica Canto.
A oftalmologista explica que os pacientes que não enxergam bem ou não fundem as imagens podem sofrer desconfortos como dores de cabeça, náuseas e tonturas quando assistem filmes em 3D. “Esses incômodos ocorrem com frequência em pacientes que têm estrabismo e uma condição chamada ‘ambliopia’, o chamado ‘olho preguiçoso’. Nesses casos, um dos olhos enxerga pior que o outro e não há fusão das duas imagens projetadas na tela”, revela Dra. Ana Paula Canto.
A médica explica que, para assistir a filmes 3D, é necessário que os dois olhos trabalhem juntos para que ocorra a chamada “fusão binocular”. “No cinema tridimensional, duas imagens são geradas simultaneamente na tela e cada uma, por meio dos óculos especiais, é captada por um olho: o direito enxerga diferente do esquerdo. É nesse momento que ocorre a fusão binocular, ou seja, na recepção das duas imagens, o cérebro as lê e apresenta a tridimensionalidade”, detalha.
A recomendação, então, é que quem tem dificuldade em assistir filmes 3D procure um especialista. “Se a pessoa sentir qualquer sintoma ao ver essas obras, o ideal é evitar e procurar um oftalmologista para avaliar a visão”, salienta.

Sobre a Clínica Canto
Com mais de 30 anos, a Clínica Canto oferece serviços de oftalmologia com médicos especializados, priorizando a qualidade diagnóstica e terapêutica para seus pacientes. Com duas unidades em Curitiba, no Centro e no Seminário, oferece moderna e completa infraestrutura para exames simples ou de alta complexidade e cirurgias oftalmológicas. Mais informações no site www.clinicacanto.com.br.
Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...