Pular para o conteúdo principal

Sistema de gerenciamento de armazéns para transportadoras



O WMS tem como principal característica o gerenciamento de materiais dentro do armazém

Gerenciar um armazém é um desafio grande, considerando o número de itens que compõem o estoque e a quantidade de funcionários e processos desenvolvidos diariamente. Neste cenário, é comum pensar em solucionar os problemas com um WMS. 

Segundo relatório de entrevistas realizado pela Capterra, em 2022, 49% dos entrevistados colocaram o prazo de entrega como o item mais importante numa compra, superando o preço, por exemplo. Para as transportadoras isso é fundamental e faz toda a diferença na lucratividade.

Caracterizando o sistema com o WMS

O Sistema de Gerenciamento de Armazéns – WMS (sigla em inglês) é uma ferramenta que funciona como um software, onde acontece o registro de cada mercadoria. O WMS funciona assim: quando o item chega no centro de distribuição, é conferido um código de barras ou QR Code para identificação. Com o código é possível registrar o número num banco de dados criado exatamente pelo sistema WMS e quem gerencia o estoque consegue acompanhar cada etapa da mercadoria, quando ela chega, se foi selecionada para envio e se está pronta para a entrega, por exemplo.

Com o WMS é possível localizar a carga no depósito, quantas unidades há no estoque e o agendamento da entrega, tudo na palma da mão dos colaboradores do armazém, já que o sistema é acessado pela nuvem, em tablets, computadores ou celulares.

O executivo comercial da empresa e-Ship Tecnologia Logística, Alexandre Schnorr, explica que o WMS tem como principal característica o gerenciamento de materiais dentro do armazém. Isso vai desde o recebimento de produtos acabados ou matéria-prima até a expedição do produto final. Dentro desse processo existem diversas etapas que o sistema controla, como taxa de ocupação, desempenho por colaborador, todas as filas de processos, também todos os controles de FIFO, FEFO E LIFO, também tendo que controlar por Serial Number produtos que tenham essa característica.

"Na prática, ele é muito mais simples, os operadores que utilizam o sistema WMS e-Ship não precisam tomar nenhuma iniciativa, o próprio sistema informa o que tem que ser feito. Seja para endereçar um produto, para levar um material até outro local, para fazer a separação dos itens ou até mesmo para realizar o inventário", expõe.

Vale a pena ter um WMS em uma transportadora?

Os clientes consideram que uma entrega rápida e eficiente é um dos itens essenciais na hora de comprar. Considerando somente isso, é preciso apostar em ferramentas modernas com a capacidade de melhorar o sistema de transporte e armazenamento de mercadoria, além de aumentar a gama de serviços que oferecem, pois com um WMS a transportadora pode vender também serviços de fulfillment aos seus clientes, se aproveitando da estrutura já disponível.

Com o WMS é possível minimizar possíveis erros por ter um controle maior da entrada e saída de produtos. Além disso, a empresa consegue administrar melhor o espaço dentro de um armazém e pode até mesmo aumentar a produtividade. Outras funções do WMS são agendar e receber produtos; controlar todas as etapas dentro do armazém; registrar procedimentos de armazenamento; ter controle total do espaço do armazém.

Adotando o WMS uma mercadoria não será perdida por vencimento. Na identificação do produto é possível ver a data de fabricação e até quando ela pode ser utilizada, o que torna a perda muito mais improvável nesse cenário. A ferramenta melhora os envios da transportadora e até mesmo o trabalho dos funcionários. “Não é apenas uma forma de melhorar a gestão, ele aumenta a produtividade, ajuda a resolver problemas e te dá a possibilidade de acompanhar a rentabilidade da empresa”, aponta Schnorr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...