Pular para o conteúdo principal

Tudo o que você precisa saber sobre o tratamento com braquiterapia



A braquiterapia é mais uma modalidade de tratamento radioterápico que as pacientes podem utilizar dependendo da indicação do rádio-oncologista. É utilizada principalmente nos tumores ginecológicos, como colo do útero e endométrio. Dependendo do estágio da doença, a braquiterapia pode ser usada de maneira isolada ou após tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Muitas clínicas e hospitais que prestam o serviço de radioterapia não dispõem da braquiterapia, tendo a necessidade de direcionar seu paciente durante ou após a teleterapia para que execute a braquiterapia. No entanto, o ideal é que tudo ocorra no mesmo local, uma vez que o mesmo rádio-oncologista estará respondendo e acompanhando a paciente em ambos os procedimentos e manejando possíveis efeitos colaterais. O Oncoville possui ambas as modalidades de tratamento o que possibilita maior conforto, comodidade e segurança que esta combinação exige.

O físico médico Paulo Petchevist, do Oncoville, explica mais sobre como é o tratamento com a braquiterapia. Confira:

Quando a braquiterapia é utilizada?

A indicação cabe ao médico rádio-oncologista que, durante a consulta, fará a análise dos exames trazidos pela paciente e se baseará no estadio clínico para prescrever a braquiterapia exclusiva ou combinada com teleterapia.

Como é realizado o tratamento com a braquiterapia?

Normalmente são realizadas quatros sessões e o processo é dividido em: 1) Inserção dos aplicadores que conduzirão a fonte radioativa até o local de tratamento; 2) Imagem local do aplicador inserido na paciente (pode ser raio-x Anterior e Lateral ou Tomografia); 3) Planejamento do tratamento feito sobre as imagens obtidas; 4) Conexão dos tubos de transferência entre a unidade de tratamento e o(s) aplicador(es) por onde a fonte radioativa alcançará as posições necessárias de tratamento dentro do(s) aplicador(es).

Quais os principais benefícios?

São vários os benefícios da braquiterapia, mas o principal é o reforço de dose na região de tratamento, o que muitas vezes é inviável de ser alcançado com teleterapia exclusiva. A braquiterapia age localmente, uma vez que os aplicadores levam as fontes radioativas até muito próximo, senão, até mesmo dentro da região tumoral, e isso faz com que as regiões sadias ao redor recebam menos dose do que receberiam com feixe externo de teleterapia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...