Pular para o conteúdo principal

Com baixa nos testes de COVID-19, laboratório registra crescimento na testagem para Dengue

 O LANAC - Laboratório de Análises Clínicas registra aumento de 20% na testagem para a Dengue. Historicamente, março, abril e maio são os meses em que são registrados os maiores números de casos da doença no Paraná. Os sintomas são febre e dor de cabeça ou no corpo, atrás dos olhos, nas articulações ou manchas vermelhas na pele.

O laboratório disponibiliza exames de detecção com resultados rápidos, em até 24 horas. "Como os sintomas são comuns a outros tipos de doença, o ideal é diagnosticar precocemente para que o tratamento seja efetivo", explica o especialista em bacteriologia do LANAC, Marcos Kozlowski.

A Secretaria de Estado da Saúde registra 33.629 casos suspeitos de Dengue, com 4.489 confirmações, dados do 30º Informe Epidemiológico, publicado na última terça-feira (22). São 1.678 casos a mais que o informe anterior. Até o momento, 345 municípios registraram notificações de Dengue. Destes, 210 confirmaram a doença, sendo que 165 municípios registraram autoctonia, ou seja, a Dengue foi contraída no município de residência. Há, ainda, 7.272 casos em investigação e o registro de um óbito, registrado na semana passada.

O exame pode ser feito em qualquer uma das 63 unidades de coleta do laboratório e é coberto por quase todos os planos de saúde, sem necessidade de agendamento.

Com grande baixa na procura por testes de COVID-19, o LANAC está realizando menos de 100 testes para COVID-19 por dia. A taxa de positividade, que chegou a 45% dos exames realizados na primeira quinzena de janeiro, está em menos de 5%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...