Pular para o conteúdo principal

Silicone: entenda quando é preciso trocar as próteses por novas


Realizar uma consulta periódica é necessário para identificar uma possível contratura capsular ou outra complicação
A cirurgia de implante de silicone nos seios é indicada para mulheres que desejam aumentar o volume das mamas, ou mesmo recuperar a firmeza e o volume perdidos após grandes perdas de peso ou amamentação. É indicada também para mulheres submetidas à mastectomia para extração de tumores.
De acordo com o cirurgião plástico Bruno Legnani, a troca de próteses e a validade do produto estão entre as dúvidas mais frequentes das pacientes. "As próteses de silicone mais recentes, fabricadas a partir dos anos 2000, são muito mais seguras que as antigas e, há casos de paciente com até 20 anos de cirurgia sem necessidade de troca. Porém, é necessária a revisão das próteses com pelo menos 10 anos de uso, e um acompanhamento periódico com exames de imagens para verificar a situação das próteses", explica o médico.
Além da validade das próteses, há outros fatores que devem ser considerados para uma possível troca, como em casos de acidentes, quando a prótese não está posicionada corretamente ou quando ocorre o endurecimento da cápsula do implante, que é chamado de contratura. "A prótese necessitará ser trocada também se ela sofrer uma ruptura causada por acidentes de diversas naturezas e, nestas situações, mesmo que ela não apresente danos visíveis, uma ressonância magnética poderá evidenciar o problema. Quando a paciente engorda ou emagrece muito e a prótese fica mal localizada, devido ao aumento da flacidez. Neste caso, pode ser necessário ainda realizar um lifting associado a colocação de uma nova prótese", afirma.
Segundo Legnani, a prótese de silicone deve ser trocada em meio hospitalar, com um médico especializado. "O médico que colocou a prótese inicialmente pode realizar a cirurgia, mas não é obrigatório que o faça. Outro cirurgião plástico com os devidos conhecimentos poderá retirar a prótese antiga e colocar a nova prótese de silicone", alerta.
O especialista finaliza lembrando que se a prótese de silicone deve ser avaliada com frequência, evitando riscos maiores como pequenas rupturas, que podem gerar micro vazamentos do silicone, levando a inflamações nos tecidos próximos as próteses, podendo ser necessário até mesmo fazer uma raspagem para retirada de parte deste tecido. "Quando não devidamente tratada, essa infecção pode espalhar-se por uma grande área, comprometendo ainda mais a saúde da paciente", alerta Legnani, lembrando que o ideal é uma visita ao médico pelo menos uma vez ao ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...