Pular para o conteúdo principal

Disfunção erétil afeta 45% dos brasileiros

Definida como a incapacidade persistente em obter ou manter uma ereção satisfatória para atividade sexual, a Disfunção Erétil (DE) afeta 45% dos homens no Brasil. Esse número foi revelado na pesquisa "Disfunção Erétil - Resultados do Estudo da Vida Sexual do Brasileiro", realizado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Entre os 45% afetados, 31,2% tem uma disfunção mínima, 12,2% moderada e  1,7% completa. Os fatores de risco para a DE mais comuns são a hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, cardiopatias, tabagismo, consumo excessivo de álcool, obesidade, doenças prostáticas, idade, depressão e outros transtornos emocionais.
O médico psiquiatra Alexandre Serafim ressalta para as causas psicológicas que causam a disfunção, muito frequente como queixa principal no consultório. "Fatores socioeconômicos, como baixa renda e baixo grau de escolaridade, desemprego e estado civil solteiro têm sido também associados à presença de dificuldades de ereção, assim como medo de não satisfazer a parceira ou parceiro e tensões familiares", explica.
Ainda no estudo da USP, publicado na revista da Associação Médica Brasileira, os homens com dificuldades de ereção, quando comparados àqueles sem esta disfunção, tiveram menos informação sobre sexo durante a infância; mais dificuldades no início da vida sexual; apresentam mais queixa de falta de desejo sexual; têm ejaculação rápida mais frequentemente; consideram sua qualidade de vida sexual insatisfatória ou muito insatisfatória; têm vínculos menos estáveis com suas parcerias, e apresentam mais casos extraconjugais.
"Homens com DE citaram com mais frequência repercussões negativas em diversas situações, tais como baixa autoestima, problemas no relacionamento com a parceira, com os filhos e os amigos, no trabalho e no lazer, quando comparados a homens com outras disfunções sexuais, tais como ejaculação rápida, falta de desejo sexual e disfunção orgásmica", explica Serafim.
O estudo, que entrevistou 2.862 homens com mais de 18 anos, concluiu que a prevalência da Disfunção Erétil é alta e comparável com a de outros estudos. Homens com DE apresentam menos atividade sexual e prejuízo da qualidade de vida. Idade e condição socioeconômica precária agravam o risco para DE. 
Sobre Alexandre Serafim - Alexandre Serafim é médico psiquiatra com aperfeiçoamento em sexualidade humana, comportamento alimentar e medicina do esporte. Idealizador da Clínica Ser e apaixonado pela complexidade do ser humano, baseia suas condutas em compreensões psicodinâmicas e integrativas, levando em consideração que as pessoas não são corpo e mente de forma separada, mas sim uma unidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...