Pular para o conteúdo principal

Câncer de estômago é o terceiro tipo mais frequente no Brasil

 


O surgimento do câncer de estômago é mais comum acima dos 50 anos de idade, porém se existe histórico familiar da doença é necessário tomar mais cuidado devido à predisposição genética. Também conhecido como câncer gástrico, o tumor é mais frequente em homens, tanto que é o terceiro em incidência no sexo masculino, enquanto nas mulheres fica em quinto lugar. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) projetam que serão diagnosticados mais de 20 mil novos casos de câncer de estômago no Brasil neste ano.

Fatores de risco

É fundamental evitar os fatores de risco do câncer de estômago. Entre eles estão a obesidade, tabagismo, alto consumo de alimentos defumados e gordurosos. No câncer de estômago, não existem fatores de risco isolados, mas todos os citados contribuem para o desenvolvimento da doença.

O gastroenterologista Gustavo D'Agostin Wolff, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, ressalta que como é um tumor difícil de ser diagnosticado, é fundamental que as pessoas tenham a consciência da importância de manter uma vida com hábitos saudáveis. “Além da falta de exames de rotina para verificar a saúde do estômago, como a realização da endoscopia anual a partir dos 40 anos, a população também deve ficar atenta aos sintomas, principalmente pelo fato de poderem ser confundidos com indícios de outras doenças gástricas, como a gastrite e úlcera”, afirma.

Principais tipos do câncer de estômago

Intestinal: acontece quando as células cancerígenas são mais propensas a ter certas alterações genéticas. Nesses casos, é possível um tratamento direcionado.

Difuso: esse tipo de câncer de estômago tem um crescimento mais rápido e tem um tratamento mais difícil, uma vez que é menos comum do que o tipo intestinal.

Fique atento aos sintomas

As pessoas devem estar atentas aos sintomas que podem alertar para um possível câncer de estômago, porque eles são inespecíficos. Entre eles estão:

. Perda de peso

. Azia

. Dor abdominal

. Perda de apetite

. Fraqueza e cansaço

. Vômito com sangue ou sangue nas fezes

. Desconforto depois da alimentação

Formas de tratamento

O câncer de estômago tem cura, principalmente quando diagnosticado no início. O tratamento vai depender da fase que a doença se encontra, podendo ser apenas através de endoscopia ou com tratamentos combinados entre cirurgia, quimioterapia, radioterapia e imunoterapia. Porém, no Brasil a maioria dos casos são diagnosticados em fase avançada. Diante desse quadro, a melhor opção de tratamento é a quimioterapia e somente quando existe a chance de cura são realizadas cirurgias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...