Pular para o conteúdo principal

Selo Clima Paraná reconhece o compromisso com as mudanças climáticas de organizações do Estado

 

Clarissa Souza
Clarissa Souza

Por Trio Comunicação

As inscrições para as empresas interessadas vão até o dia 31 de outubro

O Selo CLIMA PARANÁ é um instrumento do Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas, estabelecida pela Lei Estadual 17133/2012, que enaltece o protagonismo nacional do Programa Brasileiro GHG Protocol. Em agosto de 2022, o Selo Clima Paraná passou por atualizações, com duas novas modalidades, sendo elas a de \"Mercado Interno\" e a de \"Mercado Externo\", que passam também a reconhecer as ações promovidas por organizações, sejam elas empresas, indústrias, cooperativas, entre outras, em prol do desenvolvimento sustentável.

Segundo a especialista em prevenção de passivos ambientais e na eliminação de desperdícios de recursos naturais, diretora da Flos Ambiental, Clarissa Souza, as empresas que desejam se inscrever precisam apresentar o Formulário de Inscrição, Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e Certidões Negativas de Débito Estaduais (ambientais, trabalhistas e tributários).

\"A participação no Registro Público Estadual de Emissões se dá por meio de adesão voluntária das organizações, estas que são reconhecidas por meio de selos de participação. Em média, o levantamento das informações leva de 30 dias a 2 meses\", afirma Clarissa. Com todos os documentos em mãos, é possível entregar a Declaração de Emissão para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (SEDEST).

\"O Paraná está incentivando as práticas de ESG (meio ambiente, social e governança) nas empresas. Mesmo que não seja obrigatório, cada vez mais acompanho empresas que se preocupam com a sustentabilidade. Hoje, clientes, fornecedores e parceiros veem com bons olhos empresas que se comprometem com a conservação do meio ambiente, o que muitas vezes está diretamente ligado ao sucesso da empresa\", afirma a especialista, que também reforça que muitas vezes, os pequenos ajustes, seja na frota da empresa, rede de fornecedores e sistemas de aquecimento já garantem menor emissão de gases de efeito estufa. \"É preciso analisar quais ações precisam ser realizadas para que as empresas estejam dentro da conformidade\", completa.

Dados do CDP Latin America mostram que 53% das companhias brasileiras divulgaram de que forma os riscos e oportunidades relacionados ao clima influenciam suas estratégias. Esse índice é maior do que os 36% das organizações (4.800) que reportaram mundialmente. Além disso, 35% das companhias brasileiras, relatam ter implementado ao menos uma iniciativa para reduzir emissões ao longo do último ano, geralmente ligadas à eficiência energética nos processos de produção, consumo de energia de baixo carbono, eficiência energética em edifícios e transporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...