Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial do Coração: doenças cardíacas são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil


Exames de sangue são essenciais para identificar fatores de risco e avaliar a saúde do coração

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças do coração são responsáveis por 30% dos óbitos no Brasil, o que corresponde a 400 mil mortes por ano. Para destacar a importância da prevenção e conscientização sobre doenças cardiovasculares, o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, é uma data de grande relevância para toda a sociedade.

De acordo com o responsável técnico do LANAC – Laboratório de |Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as doenças do coração são silenciosas e muitas vezes só se manifestam quando atingem estágios avançados, portanto, merecem atenção redobrada. “A prevenção desempenha um papel fundamental na detecção precoce de doenças do coração, como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana (DAC), arritmias e tantas outras. Além disso, manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada, exercícios regulares e consultas médicas periódicas são medidas imprescindíveis para evitar problemas cardiovasculares”, explica.

Entre os exames preventivos, Kozlowski enfatiza a importância dos marcadores sanguíneos na detecção precoce de doenças cardíacas. “Exames de sangue como perfil lipídico, ácido úrico, homocisteína, proteína c-reativa-ultrassensível (PCR-us), glicemia em jejum, hemoglobina glicada, lipoproteína-a [Lp(a)], ApoB, ApoA1, entre outros, podem seu usados no diagnóstico de doenças cardíacas. Cabe ao médico que acompanha o paciente solicitar os marcadores que mais se adequam a cada caso clínico”, afirma.

Além disso, os biomarcadores cardíacos podem ser empregados no diagnóstico de um infarto. “Os biomarcadores incluem enzimas, hormônios e proteínas que aparecem na corrente sanguínea quando o coração não está recebendo oxigênio suficiente. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante um infarto do miocárdio, momento em que os níveis de biomarcadores são utilizados para avaliar a gravidade do dano ao coração”, conta o especialista.

Para manter a saúde do coração em dia, pequenas mudanças no estilo de vida podem ter um impacto significativo, como incorporação de alimentação saudável e uma rotina diária de exercícios físicos. “Ações simples podem ajudar a manter o coração saudável e reduzir o risco de doenças cardiovasculares como: alimentação equilibrada, controle do peso, atividade física regular, evitar o tabagismo, controle de estresse e moderação no consumo de álcool, açúcares e sal. Além disso, é fundamental buscar orientação médica para um acompanhamento personalizado e adequado às necessidades individuais do paciente”, finaliza Kozlowski.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...