Pular para o conteúdo principal

Sorologia e imunidade: como saber se seu corpo está protegido contra gripes, Covid-19 e outras doenças sazonais

Com a chegada do inverno, aumentam os casos de doenças respiratórias. Entender como está a imunidade e o histórico de exposição a vírus como o da gripe, Covid-19 e outros agentes sazonais pode fazer toda a diferença na prevenção e no tratamento. Os exames sorológicos ajudam a decifrar esse cenário silencioso no organismo.

Durante os meses mais frios do ano, é comum o aumento na circulação de vírus e bactérias, facilitando o contágio de doenças como gripes, resfriados, Covid-19, infecções por VSR (vírus sincicial respiratório), entre outras. Recentemente, o Ministério da Saúde também emitiu um alerta para o crescimento dos casos de meningite no país — foram quase 2 mil registros em 2025, com maior incidência nas regiões Sudeste e Sul.

Esse contexto reforça a importância de monitorar a imunidade, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. A boa notícia é que a ciência oferece maneiras seguras de verificar como está a resposta imunológica do organismo, especialmente por meio de exames sorológicos.

            “Esses exames avaliam a presença de anticorpos específicos no sangue, indicando se a pessoa já teve contato prévio com determinado agente infeccioso ou se está protegida por vacinação. Eles também ajudam a entender se a imunidade está ativa ou se já passou o tempo ideal para reforço vacinal”, explica o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski.

Os exames sorológicos servem para diversas finalidades importantes na prática clínica: eles ajudam a identificar se houve uma infecção recente ou passada, por meio da detecção dos anticorpos IgM e IgG; avaliar a resposta do organismo às vacinas, especialmente contra a Covid-19 e hepatites; apoiar o diagnóstico de infecções virais como Dengue, Zika, Chikungunya, HIV e Citomegalovírus; e ainda auxiliar em investigações de imunidade baixa, quando há ocorrência de infecções recorrentes ou persistentes.

“Além de ajudar a entender se o organismo está reagindo corretamente a vacinas ou infecções, os exames sorológicos também orientam condutas médicas mais assertivas, principalmente em quadros de sintomas prolongados ou não específicos”, destaca o especialista.

Imunidade não é só ausência de sintomas

Muitas pessoas acreditam que estar sem sintomas significa estar imune, mas nem sempre é assim. A imunidade pode diminuir com o tempo, especialmente no caso de vacinas cuja proteção vai se reduzindo, como acontece com o vírus da gripe. Por isso, a testagem pode ser um recurso importante para avaliar a necessidade de reforços vacinais ou de cuidados específicos.

Os exames são indicados em diversas situações, como após a exposição a doenças virais, antes do início de tratamentos que possam afetar o sistema imunológico, para avaliação da resposta vacinal — especialmente em pessoas imunocomprometidas — e também em casos de sintomas persistentes ou que reaparecem com frequência.

100% paranaense, o LANAC possui atualmente 70 unidades de coleta distribuídas em Curitiba, na Região Metropolitana, no Litoral do Paraná, em Ponta Grossa e em Rio Branco do Sul. Reconhecido pela excelência em atendimento ambulatorial e hospitalar, o laboratório presta suporte a emergências e pronto atendimentos, sendo responsável pelos exames laboratoriais de 13 hospitais dessas regiões. O LANAC realiza mais de 2.000 tipos de exames e se destaca por serviços personalizados, como coleta domiciliar e assessoria científica voltada a profissionais da saúde. Desde 2004, mantém a certificação ISO 9001/2015 e possui acreditação DICQ, que atestam a qualidade e segurança de seus processos. Sua sede central, com 2.400 m², é hoje o maior laboratório de análises clínicas de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...