Pular para o conteúdo principal

Artigo: Mudanças climáticas: está na hora de transformar a crise em oportunidade

Por Rachel Biderman, membro da Rede de Especialistas de Conservação da Natureza e diretora do World Resources Institute (WRI – Brasil)
Desde a década de 1970, a ciência vem afirmando e aprofundando o conhecimento sobre a mudança do clima. Passadas quatro décadas e já em plena era das mudanças climáticas, a humanidade parece que finalmente começa a acordar. Foram precisos alguns sustos (eventos climáticos extremos) para esse despertar. Finalmente, os tomadores de decisão em governos e empresas e grandes investidores começam a levar o tema a sério, como assistimos em Paris, no fim de 2015, quando foi selado o tão esperado acordo mundial sobre o tema.
Não faltam provas da crise climática e sua ligação à ação humana. Evidências disso são o derretimento do gelo nos polos e topos de grandes cadeias montanhosas, a elevação do nível do mar pelo excesso de água do derretimento do gelo e pela expansão térmica da água, o consequente desaparecimento de ilhas (e países ilha), o surgimento de “refugiados do clima” a pedirem asilo, secas extremas, inundações e furacões descontrolados, doenças tropicais em ascensão (como a dengue). Tudo isso são exemplos reais do que antes só a ficção nos trazia.
Hoje assistimos uma evolução rápida e mudança dos paradigmas. Há boas notícias. Investidores começam a “desinvestir” em combustíveis fósseis e apostar nas energias renováveis (solar, eólica, dentre outras). Empresas também apostam na revolução energética e mudam seu foco de atuação, abandonando o combustível fóssil. O que antes era conversa de ambientalista xiita, hoje está na mesa de decisão dos grandes investidores e chefes de estado. Davos (Suíça), onde muitos deles se encontram no Fórum Econômico Mundial, tem eleito esse tema como central para a humanidade há alguns anos. Produtores de carne querem vender o “boi de baixo carbono”.
Governos, empresas e proprietários de terras enxergam oportunidades no plantio de florestas, na recuperação de áreas degradadas e no estabelecimento de unidades de conservação. Essas ações de proteção da biodiversidade podem dar lucro, gerar emprego e, ao mesmo tempo, colaboram em muito para o equilíbrio climático pela relevante absorção de carbono pelas árvores em crescimento e por contribuíram na adaptação aos impactos das alterações no clima.
O ser humano sabe transformar uma crise em oportunidade. É desse espírito empreendedor que mais precisamos agora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...