Pular para o conteúdo principal

Infecção hospitalar: prevenção começa pelas nossas atitudes

*Dra. Letícia Ziggioti de Oliveira
                O dia 15 de maio é a data que lembra a importância do controle da infecção hospitalar. O risco de aquisição de uma infecção existe em qualquer serviço de saúde, e aumenta de acordo com a imunidade alterada dos pacientes e tempos prolongados de internação. E é por isso que a prevenção é fundamental nesses espaços.
                Chamamos de infecção hospitalar ou infecção relacionada à assistência à saúde aquela adquirida durante a hospitalização, até 48h após a internação ou então relacionada a algum procedimento realizado em hospital. As infecções hospitalares mais comuns geralmente estão relacionadas a procedimentos invasivos como cirurgias ou inserção de cateteres, por exemplo, e tratamentos ou doenças que alteram a imunidade, como a quimioterapia.
A lei exige que todos os hospitais tenham um Serviço de Controle de Infecção Hospitalar para a elaboração e implantação de medidas de prevenção e controle, além do monitoramento de taxas dessas infecções. A principal medida para a prevenção é uma atitude bem simples: a adequada higiene das mãos, especialmente, por meio da utilização do álcool gel. O profissional de saúde que mantém as mãos higienizadas ajuda a proteger o paciente da aquisição de bactérias multirresistentes, aquelas conhecidas popularmente como superbactérias. Sempre, antes e após qualquer contato com o paciente ou o ambiente em que ele está internado, deve-se passar o álcool gel nas mãos. Outras medidas eficazes são o uso de luvas e aventais em locais indicados e o uso correto de antibióticos, que é sempre controlado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar.
         É muito importante que visitantes do hospital também sigam à risca as orientações para evitar contaminação. Deve-se sempre higienizar as mãos com álcool gel ao entrar e sair do quarto do paciente. Outro cuidado que o visitante deve tomar é nunca visitar alguém no hospital se estiver gripado ou com alguma infecção, além de evitar presentear com flores ou levar alimentos.
       Todas essas medidas são comprovadamente eficazes para o controle das infecções e a conscientização deve ser permanente. No Hospital São Vicente-Funef, além dos treinamentos, sempre realizamos no mês de maio um concurso específico sobre a importância do uso do álcool gel. É um concurso envolvendo equipes de todos os setores do hospital, que premia a melhor ideia apresentada sobre higienização das mãos, que é transformada em uma campanha interna ao longo do ano. A prevenção da infecção hospitalar é um cuidado que tanto os profissionais da saúde quanto a comunidade em geral deve ter, e a higienização das mãos é a maneira mais fácil e eficaz de atingir esse objetivo.
*Dra. Letícia Ziggioti de Oliveira é infectologista e responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital São Vicente - Funef.

Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...