Pular para o conteúdo principal

Câncer de pele também pode ocorrer em baixas temperaturas

Cuidados com a pele devem ocorrer em todas as estações do ano, alerta oncologista

De acordo com o Inca – Instituto Nacional do Câncer, anualmente, mais de 180 mil pessoas são vítimas do câncer de pele. O câncer não-melanoma atinge cerca de 175.760 pacientes, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres, e o tipo melanoma, considerado o mais agressivo, acomete 5.670 pessoas, sendo 3 mil homens e 2.670 mulheres.
Para se prevenir do problema, uma das medidas recomendadas por especialistas é usar protetor solar diariamente. “O fato da incidência solar ser menor no outono e no inverno não reduz a necessidade de usar bloqueador solar em todos os meses do ano”, explica Dr. Elge Werneck Junior, oncologista do Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba - IHOC. “A exposição sem proteção ao sol, independente da estação climática, é o principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele”, alerta.
                O câncer de pele ocorre, principalmente, em indivíduos brancos e em partes do corpo com maior exposição ao sol, como a face, pescoço e braços, conforme explica o médico.  “Todo câncer é genético, ou seja, deriva de uma alteração em determinado gene. Essas mudanças genéticas, no caso do câncer de pele, advém, normalmente, de fatores externos, em especial da radiação solar”, diz. Outras formas de bronzeamento também são cancerígenas. “Tanto o câncer de pele tipo não-melanoma quanto o tipo melanoma também podem ocorrer devido à radiação do bronzeamento artificial”, revela.
Sinais e tratamento
Dr. Elge Werneck Júnior salienta que é preciso fazer um check-up anual para diagnóstico e, ao ser detectado algum sintoma, procurar tratamento especializado imediatamente. “Deve-se ficar atento a alguma lesão atípica na pele, seja por alteração de cor, tamanho, espessura ou bordas, lesões de difícil cicatrização ou pintas que modificaram suas características”, orienta.
O tratamento para o câncer de pele depende do tipo e grau de evolução do problema. “Cirurgia ou outras terapias locais podem ser usadas em tumores não-melanoma. Já em melanomas, além de cirurgias com avaliação de acometimento linfonodal, há algumas situações em que é possível utilizar a radioterapia ou imunoterapia preventiva. Quimioterapia também é indicada, especialmente no estágio avançado da doença”, esclarece o oncologista. "As publicações mais recentes são extremamente animadoras, demonstrando que imunoterápicos e inibidores de check-point podem mudar o curso do melanoma metástico."

Sobre IHOC
Fundado em abril de 2000, o Instituto de Hematologia e Oncologia Curitiba (IHOC) é um centro de tratamento médico multidisciplinar, com foco no tratamento de pacientes portadores de neoplasias e doenças hematológicas.
A clínica preza pelo atendimento ao paciente hemato-oncológico dentro dos padrões mais elevados de respeito e ética, buscando a excelência com a adoção das técnicas mais avançadas oferecidas pela Medicina. Mais informações pelo site: www.ihoc.com.br

Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...