Pular para o conteúdo principal

Artista curitibana cria obras exclusivas para a CASACOR Paraná 2019


As artes de Marilene Ropelato podem ser vistas em quatro ambientes da 29ª edição da mostra, que é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas

Pensadas para cada ambiente, a artista Marilene Ropelato criou obras exclusivas para a CASACOR Paraná 2019, que acontece de 18 de maio a 7 de julho, no Curitiba Outlet Center - Rua Coronel Menna Barreto Monclaro, 423. As peças integram o processo criativo da artista, que comemora 25 anos de carreira em junho, com o direcionamento arquitetônico de cada espaço.
O escritório de uma empreendedora, assinado pela arquiteta Luciana Gibaile, exibirá a obra Ninho. Imaginando quais seriam os sonhos de um beija-flor a artista evoca, por meio de sua escultura, as formas tramadas dos curiosos ninhos de algumas espécies de aves da fauna brasileira.
Exaltando a reflexão sobre o sustentável, a integração com o meio e sobre a ameaça constante que sofrem as belezas naturais, Marilene criou uma escultura que traduz a consciência da arte para com o ambiente, transformando o uso de malhas metálicas em uma obra escultórica, que faz contraponto com a delicadeza e fragilidade dos beija-flores e seus ninhos. Desta forma, adapta o uso, evoca a reutilização da matéria-prima e as potenciais transformações dos materiais após o toque humano. 
No banheiro funcional, das arquitetas Jane Rocha e Suzane Simon, a artista apresenta as obras Tramas – duas esculturas de parede na entrada do ambiente e também um par de móbiles intitulados “Reflexos”, no qual traz a profusão dos reflexos, brinca com o ponto de vista de quem observa e faz um convite à análise da interferência da luz em todas as superfícies, inclusive em quem somos.
A arquiteta Samara Barbosa, responsável pelo Home Theater, inseriu no ambiente a obra Conexões, uma pintura em técnica mista com aplicações de costuras. Essa obra pertence à nova série Tramas, na qual Marilene apresenta uma metamorfose de matérias primas, como fios, tecidos desfeitos, malhas metálicas e a rigidez do metal, e provoca os sentidos através da mescla de materiais inusuais que ganham uma concepção artística, além de retratar a reutilização, o resgate do valor artesanal, e evocar o senso de reaproveitamento e sustentabilidade.
A suíte da menina, espaço assinado pela arquiteta Tininha Giglio, traz a escultura de parede Beija-me flor, parte integrante da obra Ninho, que também estará exposta na mostra. E o ambiente cozinha gourmet e sala de jantar, da arquiteta Viviane Busch, traz a escultura de parede Fitas.
A mostra reúne o trabalho de mais de 70 profissionais, em  53 espaços, e funciona de terça a sexta-feira, das 15h às 21h, sábados e feriados, das 13h às 21h e aos domingos, das 13h às 19h.

Sobre Marilene Ropelato:
Pós-graduada em História da Arte pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e em pintura pela Escola de Músicas e Belas Artes do Paraná, Marilene Ropelato atua desde 1994 no mercado das artes plásticas por meio de várias vertentes, entre elas, pintura, escultura e estampas. Destaque para a participação de exposições internacionais, no Carrousel do Louvre, em Paris, e na Mostra Internacional de Arte, que ocorreu no principado de Liechtenstein, onde conquistou o terceiro lugar com sua escultura “Corais”, além de ter participado de outras várias exposições individuais e coletivas. Em Curitiba, as obras da artista encontram-se em exposição na Galeria de arte Zilda Fraletti.
Trio Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...

Empresa curitibana de etiquetas escolares completa nove anos com crescimento de 40% em 2024

Com clientes em todo o Brasil e foco na personalização e agilidade de produção, a MeNominho planeja internacionalizar a marca Idealizadora da MeuNominho, Fabiula Olinkevicz Especialista em etiquetas escolares, o e-commerce  MeuNominho completa nove anos com muitos motivos para comemorar. Neste ano, a empresa registrou um crescimento de 40% em suas vendas. Com um olhar atento às necessidades dos seus clientes, a MeuNominho investe constantemente em novas tecnologias e maquinários, o que permite o lançamento de produtos inovadores e com maior qualidade, para diferentes públicos. A empresa foi idealizada pela publicitária Fabiula Olinkevicz  Após um período morando na capital carioca, a empresária, natural do interior do Paraná, retornou para Curitiba em 2015. “No Rio de Janeiro percebi que as etiquetas escolares eram uma novidade, e com meu conhecimento no mercado digital, entendi que poderia oferecer o produto para todo o Brasil através de um e-commerce”, afirma Fabiula. Quatro...