Pular para o conteúdo principal

Com apoio de Curitiba, RMC cria decreto conjunto para conter avanço da covid-19

Com apoio de Curitiba, RMC cria decreto conjunto para conter avanço da covid-19.
Na Imagem: O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba , Leverci Silveira Filho e a assessora especiail, Cibele Fernandes Dias, em videoconferência com o Fórum Metropolitano de Combate ao Covid-19. Curitiba, 27/01/2020. Foto: Ricardo Marajó/SMCS
Com apoio de Curitiba, RMC cria decreto conjunto para conter avanço da covid-19. Na Imagem: O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, o secretário do Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba , Leverci Silveira Filho e a assessora especiail, Cibele Fernandes Dias, em videoconferência com o Fórum Metropolitano de Combate ao Covid-19. Curitiba, 27/01/2020. Foto: Ricardo Marajó/SMCS



Nesta quarta-feira (27/1), após a divulgação do novo decreto de Curitiba, que retomou as medidas restritivas da bandeira de alerta amarela contra a covid-19, prefeitos e secretários da saúde dos municípios da Região Metropolitana receberam orientações da equipe técnica da capital para criação de um decreto conjunto contra o avanço da doença.

A reunião com os prefeitos, que fazem parte do Fórum Metropolitano de Combate à Covid, foi conduzida pelo vice-prefeito de Curitiba Eduardo Pimentel. Ele representou o prefeito Rafael Greca, presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec). 

“É muito importante que tenhamos na Grande Curitiba um decreto unificado capaz de frear a disseminação do vírus em toda a região. Afinal, Curitiba e região são uma só. Com diálogo, chegamos a quase 90% de entendimento facilitando o cuidado sanitário e a fiscalização municipal”, afirmou Pimentel, que também é o coordenador municipal de Ações Integradas com a Região Metropolitana de Curitiba. 

O vice-prefeito lembrou ainda que o decreto metropolitano é orientativo, podendo cada prefeito fazer alterações de acordo com a característica local.

“Prestamos um serviço de auxílio técnico e jurídico oferecendo aos municípios um decreto referendado por excelentes profissionais do Comitê de Técnica e Ética Médica de Curitiba”, afirmou ele. 

De acordo com o prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, presidente do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), o auxílio de Curitiba na elaboração do decreto metropolitano é fundamental aos municípios da RMC.

“É muito importante que toda a região de Curitiba esteja alinhada para a tomada da decisão mais correta para contermos a disseminação do coronavírus. O apoio técnico de Curitiba tem sido imprescindível”, afirmou o prefeito.  

Além dos prefeitos, também participaram da reunião o secretário municipal para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Leverci Silveira Filho, e a assessora especial do gabinete do prefeito Rafael Greca, Cibele Fernandes Dias.

Novo decreto

Após 61 dias de medidas restritivas, sob bandeira laranja, Curitiba retorna a partir desta quinta-feira (28/01) para a bandeira amarela. As mudanças constam no decreto municipal nº 180, com vigência 14 dias. Mercados, shoppings e outros comércios voltam a funcionar aos domingos. Bares continuam proibidos.

Estabelecimentos destinados a eventos culturais, como circos, teatros, cinemas, museus, estão liberados com limitação de público: 50% da capacidade. Já estabelecimentos de eventos sociais, como casas de festas, têm limitação de 50 pessoas.

As medidas restritivas adotadas pela Prefeitura de Curitiba nesses dois meses ajudaram estabilizar o número de casos de covid-19, o que possibilitou retomar algumas atividades. No entanto, a recomendação do Comitê de Técnica e Ética Médica, da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, é cautela.

Fonte: https://www.curitiba.pr.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Trifil inaugura maior loja exclusiva da marca em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

Com quase 60 anos de história, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no Brasil e é conhecida pelo conforto e qualidade de seus produtos O Jockey Plaza Shopping conta agora com a loja Trifil, a maior loja exclusiva da marca em Curitiba. Com quase 60 anos de história, a Trifil possui uma linha completa para adultos e crianças, sendo conhecida principalmente pelo conforto e qualidade de seus produtos. Hoje, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no varejo em todo o país e já possui 90 lojas que comercializam exclusivamente os produtos.O conforto, aliado à qualidade dos produtos, vai ao encontro daquilo que os consumidores buscam, especialmente as mulheres, quando procuram uma lingerie para vestir no dia a dia. "Não queremos chegar em casa com um sutiã ou calcinha que nos machucou ou apertou. É para isso que a Trifil trabalha, para que você se sinta confortável e segura", afirma a proprietária da loja, Caiti Skroch, que também está à frente da...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...