Pular para o conteúdo principal

A importância da vacina de reforço contra a COVID-19 para os pacientes oncológicos

 


A população mundial convive com a COVID-19 há mais de dois anos, mas diferente do início da pandemia, as vacinas contra o vírus estão sendo aplicadas em um grande número de pessoas. No Brasil não é diferente. No entanto, com o surgimento de variantes como a Delta e Ômicron é preciso redobrar os cuidados para evitar a disseminação da doença.  
Quando nos referimos a pessoas que estão em tratamento por causa de alguma doença a vacinação deve ser prioridade, pois se o indivíduo se contaminar com o vírus, existem mais chances de a doença não evoluir para casos mais graves.  
Com os pacientes oncológicos não é diferente. Recentemente, um estudo realizado no Reino Unido ratificou a importância de as pessoas em tratamento contra o câncer receberem a dose de reforço da vacina contra a COVID-19.  
No estudo, publicado na última edição da revista especializada Nature Cancer, foi verificado que pacientes oncológicos imunizados apresentaram uma diminuição nos níveis de anticorpos neutralizantes que combatem as variantes mais transmissíveis do patógeno Sars-CoV-2. Já em um segundo estudo, realizado pelos mesmos cientistas, foram avaliados 118 pacientes com câncer não vacinados, que foram infectados com o vírus e desenvolveram uma proteção natural contra a enfermidade, mas verificaram que os anticorpos de defesa gerados pela infecção perderam a força contra as variantes.  
A oncologista clínica, Rosane do Rocio Johnsson, do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP, explica que a vacinação é fundamental, especialmente no momento atual da pandemia com o aumento do número de casos devido às variantes. "Em muitas cidades já está sendo realizada a vacinação com a dose de reforço. A população em geral deve buscar esse reforço, principalmente as pessoas com câncer, assim como idosos e imunossuprimidos."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Trifil inaugura maior loja exclusiva da marca em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

Com quase 60 anos de história, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no Brasil e é conhecida pelo conforto e qualidade de seus produtos O Jockey Plaza Shopping conta agora com a loja Trifil, a maior loja exclusiva da marca em Curitiba. Com quase 60 anos de história, a Trifil possui uma linha completa para adultos e crianças, sendo conhecida principalmente pelo conforto e qualidade de seus produtos. Hoje, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no varejo em todo o país e já possui 90 lojas que comercializam exclusivamente os produtos.O conforto, aliado à qualidade dos produtos, vai ao encontro daquilo que os consumidores buscam, especialmente as mulheres, quando procuram uma lingerie para vestir no dia a dia. "Não queremos chegar em casa com um sutiã ou calcinha que nos machucou ou apertou. É para isso que a Trifil trabalha, para que você se sinta confortável e segura", afirma a proprietária da loja, Caiti Skroch, que também está à frente da...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...