Pular para o conteúdo principal

Inovação e sustentabilidade como foco para a retomada econômica



A Confederação Nacional da Indústria (CNI) publicou um conjunto de propostas prioritárias para os primeiros 100 dias do atual governo. As medidas visam dar subsídios às ações federais que busquem a retomada industrial brasileira pós-pandemia com propostas, destinadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços que abordam questões que vão desde sustentabilidade até digitalização de processos governamentais, visando uma política industrial moderna, com inovação, pesquisa e desenvolvimento. 

No segmento da logística, por exemplo, é preciso acompanhar as novas tendências para que a produtividade das inovações não seja afetada. Os armazéns, desse modo, devem ser capazes de suportar uma realidade de crescimento de demanda, sem que sejam um gargalo no processo.

Para Roberto Hoffmann, CEO da SHL Logística, esse momento é fundamental para as empresas criarem estratégias modernas para aprimorar todos os setores, resultando na longevidade do negócio. “O mais recomendável a um gestor que procura expandir seu negócio é terceirizar sua logística. No serviço de fulfillment, por exemplo, uma empresa contratada se responsabiliza por receber, estocar, registrar, empacotar e despachar os produtos para o cliente. Ao dividir as responsabilidades, o gestor ganha mais tranquilidade. Torna-se possível se atentar para áreas mais pendentes da empresa, uma vez que o pleno funcionamento de seus armazéns está garantido na mão de funcionários especializados”, aponta.

O executivo também cita a importância de se utilizar novas tecnologias para aumento da produtividade de uma operação. Com o fulfillment, o repasse do pedido ao armazém é feito por meio de um sistema ERP integrado com um sistema de gestão logística do armazém (WMS). Mitigar custos também deve ser prioridade no planejamento do gestor. Evitar erros na operação e gastos de transporte são medidas obrigatórias para fidelizar clientes e manter a marca no mercado. “A terceirização logística também é uma boa solução estratégica nesse aspecto (redução de erros operacionais e gastos com transporte), pois diminui distâncias do envio de produtos e tempo em trânsito. Além disso, um armazém de fulfillment auxilia no planejamento dos níveis de estoque e fornecimento de informações precisas sobre as demandas individuais dos produtos, otimizando a produtividade da equipe.

Sustentabilidade com a logística

A escolha por um serviço de fulfillment ainda contribui para a logística sustentável. Ao contar com armazéns compartilhados, com produtos de múltiplas empresas, o modelo de terceirização diminui drasticamente o consumo de energia elétrica e água. A redução de erros da operação resulta em uma maior economia de recursos. Isso em boa parte é garantido pela utilização de softwares e outras tecnologias dentro do armazém. “A partir da automatização da documentação, também há a eliminação de requisições em papel, esta que, além de sobrecarregar o meio ambiente, prejudica a segurança de toda a operação, ressalta Roberto Hoffmann.

Bayer, Campos Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...