Pular para o conteúdo principal

Brasil registra aumento de 46% de empresas que divulgam dados ambientais

Política Nacional de Mudanças Climáticas e novo decreto federal dão prazo para setores da economia apresentarem suas curvas de descarbonização.

O levantamento feito pelo CDP Latin America - organização internacional referência no mapeamento de emissões, que administra o sistema mundial de divulgação ambiental de empresas, cidades, estados e regiões, aponta um aumento de 46% no número de empresas brasileiras que relatam dados de atuação e compromissos no combate às mudanças climáticas. Do total, 32% reportaram os dados pela primeira vez.

A Política Nacional de Mudanças Climáticas e novo decreto federal, de maio deste ano, trazem instrumentos para criação do mercado regulado de carbono no Brasil. De acordo com o decreto, os setores da economia têm prazo até novembro de 2022 para apresentarem suas curvas de descarbonização.

A especialista em prevenção de passivos ambientais e na eliminação de desperdícios de recursos naturais, diretora da Flos Ambiental, Clarissa Souza, destaca que as empresas precisam começar pelo inventário de emissão de Gases de Efeito Estufa GEE, para identificar as fontes e quantificar as emissões atuais. "Independente do tamanho da empresa, é preciso se adequar às diretrizes e traçar metas para reduzir as emissões", afirma.

Clarissa aponta que diversos fatores, como a frota da empresa, rede de fornecedores e sistemas de aquecimento influenciam na emissão de gases de efeito estufa. "É preciso fazer uma análise profunda da cadeira produtiva, definir limites organizacionais e operacionais da empresa, para traçar metas próprias para a curva de descarbonização. Muitas vezes, pequenas mudanças e reestruturações já alcançam reduções bem consideráveis", completa.

A especialista lembra que o Brasil ainda precisa engajar muitas empresas, mas já tem grande representatividade quando o assunto é dados ambientais. Dados do CDP Latin America mostram que 53% das companhias divulgaram de que forma os riscos e oportunidades relacionados ao clima influenciam suas estratégias, índice maior do que os 36% das organizações (4.800) que reportaram mundialmente. Além disso, 35% delas implementaram ao menos uma iniciativa para reduzir emissões ao longo do último ano, ligadas à eficiência energética nos processos de produção, consumo de energia de baixo carbono, eficiência energética em edifícios e transporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Curitiba recebe Festa do Rock com música, comidas típicas e entrada gratuita neste final de semana

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, o evento retorna ao bairro Tarumã com mais de 10 operações gastronômicas, chopp artesanal, torresmo para todos os gostos e o melhor do rock. Junte um bom rock’n roll, uma boa comida e cerveja artesanal, e você vai ter diversão garantida. Pois é isso que a Festa do Rock, Torresmo e do Chopp quer proporcionar aos curitibanos nos dias 22, 23 e 24 de novembro. O evento, que acontecerá em frente ao Jockey Plaza Shopping, parceiro desta segunda edição, terá o que há de melhor na gastronomia e na música, com atrações para adultos e crianças, garantindo um final de semana memorável para todos. Organizado pela Black Skull Eventos, a Festa do Rock, Torresmo e Chopp terá entrada gratuita. “Na última edição, em setembro, foram vendidos mais de 3 mil quilos de torresmo, e 2 mil litros de chopp. Agora, em novembro, queremos ampliar ainda mais esse público, com uma programação que inclui uma seleção musical com o melhor repertório de rock. Ainda, teremos espaço kids,...