Pular para o conteúdo principal

Futuro da energia renovável no Brasil depende de legislação federal


De acordo com presidente do Tecpar, as leis brasileiras não estão acompanhando o avanço das tecnologias

A falta de regulamentação ainda é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento da geração distribuída das energias renováveis e redes inteligentes no país. Segundo Júlio C. Felix, diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a legislação brasileira precisa avançar. “A legislação, de maneira geral, ou estão defasadas da tecnologia disponível ou não condizem com a experiência que o país tem em produção de energias renováveis”, ressalta.
De acordo com o especialista, no Paraná há projetos em andamento e decreto que estabelece a coordenação dos benefícios fiscais para a área de energias renováveis, entretanto, é preciso do apoio do governo federal. “A cobertura legal não depende do estado do Paraná, mas da União, porque a legislação é federal e não estadual. Temos trabalhado com o Ministério da Ciência e Tecnologia e inovação e com o Ministério de Minas e Energia para acelerar esse processo, entretanto nossa contribuição é como órgão técnico.”
Júlio C. Felix será um dos moderadores na Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que ocorre de 19 a 21 de outubro, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu (PR), e que tem o Tecpar como um dos organizadores em parceria com o Sebrae-PR. Entre os assuntos que serão discutidos estão políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa, projetos e ações em andamento no estado do Paraná, no Brasil e alguns exemplos mundiais. O evento contará com painéis de apresentação com a participação de especialistas nacionais e internacionais, seminários, oficinas e mesas-redondas.
Programa Smart Energy Paraná
O Tecpar secretaria o programa Smart Energy Paraná, instituído oficialmente pelo decreto estadual 8.842/2013 e tem função de organizar as competências do Estado nessa área e atrair investimentos para a matriz energética paranaense. “Nós criamos uma plataforma para certificar três modelos de energia solar, e um laboratório de medições solarimétricas, para subsidiar os empreendimentos com medições solar e métricas. Esse laboratório faz parte do Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais (Sonda) coordenado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Temos ainda diversas plataformas de energia solar e uma eólica para homologação (microturbina eólica) em cooperação com a embaixada da Itália, que nos doou o equipamento para avaliar seu desempenho em conjunto com a Universidade de Brasília”, revela Júlio Félix.
Para maior desenvolvimento do programa, o Tecpar também firmou outras parcerias, entre elas com a Espanha, no País Basco. “Também dentro do próprio Smart Energy, a Copel tem vários projetos envolvidos. O nosso esforço é tornar o estado do Paraná um grande desenvolvedor de alternativas em energia”, reforça.
Distribuição e produção
A distribuição inteligente da energia é tão importante quanto sua produção. Por isso, o programa mantém com a Copel, Sanepar e Compagás um projeto piloto em conjunto no bairro Bigorrilho, em Curitiba, onde os contadores já fazem parte do processo de medições inteligentes, que ajudam a evitar perdas e falhas nos sistema, explica Felix.
Apesar dos avanços, a energia distribuída esbarra também no desafio da legislação brasileiras. De acordo com diretor-presidente do Tecpar, para o desenvolvimento das energias renováveis e redes inteligentes é necessária a mobilização das competências que o Estado e a sociedade já têm e a busca por novas competências para desenvolver esse setor do ponto de vista econômico, ambiental e social no Paraná. “Isso é o objetivo do Paraná Smart Energy. Não é um projeto de governo, é um projeto de Estado. O governo mobiliza as forças para que possamos trazer soluções numa área tão importante na economia do Estado e do País”, destaca Júlio C. Felix.

Mais informações: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, ocorrerá no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, na Avenida das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3362-6622, e-mail contato@smartenergy.org.br, site www.smartenergy.org.br/2015 ou pela página do Facebook: facebook.com/smartenergyparana.

Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

Trifil inaugura maior loja exclusiva da marca em Curitiba no Jockey Plaza Shopping

Com quase 60 anos de história, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no Brasil e é conhecida pelo conforto e qualidade de seus produtos O Jockey Plaza Shopping conta agora com a loja Trifil, a maior loja exclusiva da marca em Curitiba. Com quase 60 anos de história, a Trifil possui uma linha completa para adultos e crianças, sendo conhecida principalmente pelo conforto e qualidade de seus produtos. Hoje, a marca está presente em mais de 20 mil pontos de vendas no varejo em todo o país e já possui 90 lojas que comercializam exclusivamente os produtos.O conforto, aliado à qualidade dos produtos, vai ao encontro daquilo que os consumidores buscam, especialmente as mulheres, quando procuram uma lingerie para vestir no dia a dia. "Não queremos chegar em casa com um sutiã ou calcinha que nos machucou ou apertou. É para isso que a Trifil trabalha, para que você se sinta confortável e segura", afirma a proprietária da loja, Caiti Skroch, que também está à frente da...

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...