Pular para o conteúdo principal

Bacon sempre foi um vilão das doenças cardiovasculares


Muito antes de ser considerado cancerígeno, esse alimento já era condenado pelos cardiologistas

                Nesta última semana, o bacon foi colocado na lista negra dos alimentos cancerígenos pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Entretanto, para a Cardiologia, esse alimento sempre foi um problema. “O bacon é uma carne rica em gordura animal, que é fonte de colesterol ruim, o LDL”, afirma o cardiologista Dr. Rodrigo Cerci, coordenador do Serviço de Angiotomografia Cardíaca da Quanta Diagnóstico e Terapia.
O modo de preparo contribui ainda mais para tornar o bacon um vilão do coração. “Se comesse bacon cru já seria ruim. O problema é que as pessoas geralmente comem bacon frito, ou seja, associam a uma outra gordura. Para o sistema cardiovascular, o resultado disso é uma bomba!”, salienta.
                De acordo com o cardiologista, nos países que têm dietas que utilizam muito bacon na alimentação, como os Estados Unidos e Inglaterra, a população apresenta uma alta taxa de doença cardiovascular, por causa do colesterol. “Tudo isso contribuiu para um ambiente de formação de placa de gordura nas artérias do coração, conhecida como aterosclerose. E, no caso do bacon, isso sempre foi assim”, conta Dr. Rodrigo Cerci.
Colesterol e doenças cardiovasculares
Como não apresenta sinais, o colesterol só pode ser detectado por meio de exames laboratoriais. “O colesterol alto não provoca sintomas, nem mesmo quando começa a formar placas de gordura nas artérias” ressalta o cardiologista.
Um dos principais problemas que ocorrem é a aterosclerose, placas de gordura que podem obstruir as artérias a qualquer momento. Consequentemente, podem diminuir o fluxo sanguíneo nas partes do corpo onde deveria ser levado o sangue. “A aterosclerose também é silenciosa e a maior causa de morte do mundo. Muitas vezes, o primeiro sintoma que aparecerá é o fatal, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), chamado de “derrame”, ou infarto do coração conhecido como "ataque cardíaco", alerta Dr. Rodrigo Cerci.
Por isso, o conselho médico é a prevenção. “A recomendação é a alimentação saudável, atividade física e procurar identificar os fatores de riscos das doenças cardiovasculares com consultas frequentes ao cardiologista”, afirma Dr. Rodrigo Cerci e acrescenta: “Isso visa você diagnosticar a doença no início para poder ter um maior controle. É na clínica que podemos utilizar as tecnologias que temos para detectar as doenças precocemente e tentar evitar problemas futuros”, assegura.

Sobre a Quanta Diagnóstico e Terapia
Fundada em 2003, a Quanta Diagnóstico e Terapia está localizada na cidade de Curitiba e oferece exames de cintilografia, tomografia computadorizada com 128 cortes, angiotomografias coronariana e vascular, escore de cálcio, PET-CT, biópsias e tratamentos para câncer de tireoide e dor óssea no câncer.
A Quanta Diagnóstico e Terapia conta com um núcleo de pesquisas, participa do programa Curitiba Tecnoparque, que apoia iniciativas inovadoras de empresas locais e, desde 2007 coopera com a Agência Internacional de Energia Atômica da ONU. Mais informações no site www.quantadiagnostico.com.br.
Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...