Pular para o conteúdo principal

Eficiência energética é uma das alternativas para desenvolvimento econômico paranaense



Estudo dos Observatórios Sesi/Senai/IEL com propostas na área será apresentado na Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015

O Paraná pode se tornar um modelo de eficiência energética na indústria se houver investimentos no segmento e políticas públicas. Essa é uma visão de futuro apresentada no estudo “Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense”, realizado pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL, do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná que será apresentado na Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que ocorre de 19 a 21 de outubro, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná.
“Desenvolvemos um estudo chamado Setores Portadores de Futuro – 2005-2015/1ª edição, que buscou identificar os setores industriais que alavancariam o desenvolvimento da economia no Paraná, e entre esses setores, a energia apareceu em todas as regiões do estado como sendo de extrema importância. A partir disso, foi gerado o projeto Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, que pesquisou as diversas áreas de investimento em energia que podem ser desenvolvidas pela indústria paranaense”, conta Lilian Machado Moya Makishi, analista do Observatórios Sesi/Senai/IEL e palestrante do evento.
O resultado mostrou que apesar do potencial energético em biomassa, biogás, energias eólicas e solar, os empresários ainda não fazem aplicações nesses setores. “As empresas se preocupam com a questão da eficiência energética, mas fazem muito pouco para implantar algum sistema dentro da empresa. Dizem que não conhecem as linhas de fomento, que não têm profissionais qualificados no mercado para isso”, relata Lilian. 
A pesquisa sobre a eficiência energética nas indústrias do Paraná começou a ser desenvolvida em 2013 e está sendo finalizada neste ano, reunindo resultados da indústria paranaense de alimentos, metalurgia e móveis. “Quando as empresas responderam esse questionário, nós ainda não estávamos nesse momento de crise, a energia não estava nesse patamar preocupante que está agora. Se a pesquisa fosse feita hoje, acredito que as respostas seriam um pouco diferentes. Dariam mais importância para a eficiência energética”, observa Lilian Machado Moya Makishi.
De acordo com a analista, o Brasil está caminhando a passos lentos na questão de energia, por isso é necessário reunir profissionais e especialistas para discutir o assuntos, criar projetos e estimular investimentos e políticas governamentais. “O Brasil tem uma matriz que sempre foi hidrelétrica. E agora esse potencial está se esgotando. Então, precisamos desenvolver, principalmente, a geração distribuída de energia fotovoltaica, eólica, biomassa e outras fontes renováveis para ajudar o desenvolvimento industrial do Paraná”, afirma Lilian Machado Moya Makishi.
Smart Energy 2015
O Sistema Fiep é um dos apoiadores da Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, que tem promoção e organização da Paraná Metrologia.
A conferência ocorre de 19 a 21 de outubro, no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, em Foz do Iguaçu, Paraná, com promoção e organização da Paraná Metrologia e realização Sebrae-PR. Entre os assuntos que serão discutidos estão políticas públicas para o desenvolvimento de energias renováveis, smart grid, o futuro da biomassa, projetos e ações em andamento no estado do Paraná e no Brasil, a visão da Copel no contexto das energias renováveis, logística reversa, eficiência energética, barreiras regulatórias e comerciais e experiências de outros países. O evento contará com painéis de apresentação com a participação de especialistas nacionais e internacionais, seminários, oficinas e mesas-redondas.

Mais informações: A Conferência Internacional de Energias Inteligentes - Smart Energy 2015, ocorrerá no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, na Avenida das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu. Informações e inscrições pelo telefone (41) 3362-6622, e-mail contato@smartenergy.org.br, site www.smartenergy.org.br/2015 ou pela página do Facebook: facebook.com/smartenergyparana.

Fonte: Expressa Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atleta de Curitiba traz ouro para Curitiba no Campeonato Paranaense de Karatê

Sophia de Macedo disputou no sábado, dia 21/10, em Paranavaí, a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Karatê. Ganhou ouro em sua categoria. Sendo a vencedora das três etapas trouxe para Curitiba o troféu de campeã da categoria Kata. A atleta é autista e tem  TDAH e disputou sem categoria especial. Aluna do Colégio Estadual Gabriela Mistral mostrou que inclusão, respeito, estímulo podem levar a todos os interessados longe. A Academia de Artes Marciais Fernandes deu a atleta a oportunidade de disputar de igual para igual tanto no Campeonato quanto nos treinamentos, não fazendo diferença entre atletas neurodiversos e neurotípicos. Sophia de Macedo é campeã em karatê e inclusão. Sensei Lauro Fernandes Jr. e Sophia de Macedo

MeuNominho lança pulseiras de silicone personalizáveis

O e-commerce  MeuNominho  acaba de lançar as pulseiras de silicone personalizáveis. Mais que um acessório de identificação, a pulseira é um item de segurança que pode ser usado durante viagens e passeios com aglomerações. É também indicada para crianças e adultos com condições médicas como epilepsia, diabetes, alergias, asma, entre outras. Com duas linhas de personalização, tanto interna quanto externa, é possível adicionar informações importantes como nome completo, telefone, tipo sanguíneo ou outros dados de relevância para os responsáveis.O lançamento está disponível em duas cores, rosa e azul, com cinco tamanhos diferentes, que se adaptam em crianças e adultos. As pulseiras são reutilizáveis, laváveis, antialérgicas e à prova d’agua. O e-commerce  MeuNominho.com.br , especialista em etiquetas escolares, produz etiquetas adesivas, que podem ser usadas em materiais escolares e em objetos que precisam ser levados para a creche. Para identificação de roupas, a MeuNominho ...

Casos de viroses disparam no Paraná

  Aumento significativo de infecções virais exige cuidados redobrados com a higiene e a saúde O estado do Paraná tem registrado um aumento significativo nos casos de viroses neste início de 2025, especialmente após o período de festas e férias. Em Curitiba, por exemplo, houve um aumento de 65% nos casos de gastroenterite na primeira semana epidemiológica de 2025 (período de 29/12/24 a 4/1/25), com 3.602 casos registrados, em comparação com 2.172 casos na mesma semana de 2024, apontam os dados divulgados pela Secretaria  de Saúde do estado. Esse cenário reforça a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene e a saúde. Segundo o especialista em bacteriologia e responsável técnico do LANAC – Laboratório de Análises Clínicas, Marcos Kozlowski, as viroses são um problema de saúde pública, e muitas delas poderiam ser evitadas com medidas simples, mas eficazes, de prevenção. “As viroses são infecções causadas por vírus que podem afetar diferentes partes do corpo, como o sist...